quinta-feira, junho 11, 2015

Dollhouse EP


Dollhouse EP é o EP da nova-iorquina Melanie Martinez que estreiou a cantora no mundo musical, e foi lançado no dia 22 de Abril de 2014. Com apenas quatro canções, Melanie mostrou ao mundo o personagem fofo e macabro elaborado para este álbum, que tem temática visual infantil e cruel. Os singles do álbum são Dollhouse e Carousel, e o segundo ficou muito famoso por fazer parte da divulgação da série American Horror Story: Freak Show.

A cantora liberou o álbum no Youtube, e suas faixas são as seguintes:


01 Dollhouse
02 Carousel
03 Dead to Me
04 Bittersweet Tragedy

Em Dollhouse, Melanie dá vida a uma boneca, narrando em primeira pessoal como funciona sua casa de bonecas quando a garota não está brincando. Seu irmão fuma maconha, seu pai está com uma prostituta e sua mãe é uma alcoólatra que bebe para esquecer da infidelidade do marido. No refrão ela diz para todos voltarem aos seus lugares, já que a garota vai brincar na casa-de-bonecas, e como todos pensam que eles são uma família perfeita, ela pede pra não deixar as pessoas souberem o que acontece atrás das cortinas. Na ponte da canção ela clama para a garota brincar com as bonecas, pois assim ela estará fingindo ser perfeita e não teria que encarar a realidade. "Ei garota, abra as paredes, brinque com suas bonecas. Seremos uma família perfeita". 
Assista o clipe de Dollhouse abaixo.



Por meio de metáforas, Melanie explica como é o amor em Carousel, mostrando que tudo começa como um conto de fadas e que tudo é belo e divertido até o ponto que você fica preso e não há como sair - o que se transforma num show de horrores. O clipe é recheado de cenas de um parque de diversões macabro, onde a Martinez conhece esse garoto citado na canção. "Tudo é diversão e jogos até alguém se apaixonar. Mas você já comprou o ticket e não como voltar atrás agora". 
Assista o clipe de Carousel abaixo.



A próxima canção do disco é Dead to Me. O começo desta canção que é uma das mais macabras do disco leva a parecer que Melanie está no velório da pessoa amada. Ela diz que vai chorar com a família dele e usar um vestido preto, mas a verdade é que o garoto está morto apenas para ela (como sugere o título). Ela diz que vai lamentar muito quando ele se for, mas diz que a única maneira de esquecê-lo é o matando. Ela pede desculpas e diz que isso é a única coisa que você faz quando perde alguém, comentando que ela é sempre aquela que pede desculpas. "Eu preciso te matar. Essa é a única maneira de tirar você da minha cabeça. Oh, eu preciso te matar para silenciar todas as pequenas coisas encantadoras que você disse" 
Ouça abaixo a canção Dead to Me.



Bittersweet Tragedy é a balada escolhida para terminar o disco de pouco mais de 16 minutos. Nela, Martinez narra um relacionamento usando sabores para descrevê-lo, e este relacionamento é com um garoto tão encantador que parece até ter saído da tela de cinema. O início da canção narra a forma doce que é o início do relacionamento, descrevendo-o com sorvete e sonhos de chocolate. Mas como começos doces nunca duram, tudo isso acabou se tornando amargo, desde o jeito que ele conversava com ela até o beijo, que supostamente era pra ser doce. Ela se cansa dessa tragédia agridoce que estava corroendo seus dentes e entupindo suas artérias e cospe o garoto como um chiclete. "Derretendo através dos espaços nas minhas mãos, eu acho que eu já aguentei tempo demais. Estou cansada dessa sua tragédia agridoce. Não tem graça quanto estou cansada sozinha e você está na minha frente."
Ouça abaixo a canção Bittersweet Tragedy.


Como uma temática macabra e obscura, podemos ver claramente neste EP a dualidade da arte de Melanie, que supera as cores de seus cabelos. Ela coloca no mesmo plano situações opostas como um parque de diversões e um show de horrores, uma vida de boneca perfeita e uma realidade macabra e um relacionamento doce e amargo; e tudo isso flui numa harmonia tão perfeita que quando acabam os 16 minutos de álbum dá vontade de querer mais e mais.



Blog da Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário